terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Beleza e qualidade de vida para sua casa



plantas dentro de casa
As plantas melhoram a qualidade do ar, embelezam o ambiente e, de quebra, tranquilizam quem as cultiva.
As plantas artificiais são comuns nas residências, principalmente em apartamentos. São vistas como uma maneira prática de colorir o ambiente, se encaixam perfeitamente no cotidiano de quem vive na correria e acredita, principalmente, que o lugar delas (as verdadeiras) é fora de casa.
Mas se a desculpa para não tê-las em casa é essa, já pode começar a inventar outra. E se a outra desculpa for falta tempo, você verá que não é necessário dispensar mais que dez minutos por dia para cuidar de seus vasos e criar um ambiente repleto de beleza, aroma e tranqüilidade em seu lar.
Escolhendo os lugares certosEmbora os ambientes fechados possuam vários fatores que podem prejudicar o desenvolvimento das plantas, como falta de luz do sol e má ventilação, é possível sim ter uma variedade delas em casa. Para isso, basta escolher as espécies mais resistentes a essas condições adversas.
A maioria, se desenvolve em locais bem iluminados, mas sem receber a luz direta do sol, como é o caso da violeta e orquídeas. Outras, se adaptam melhor a ambientes úmidos e nunca com luz do sol direta, como as samambaias e avencas. Confira o quadro com as condições mais adequadas para algumas espécies:
Antúrio – Luz indireta em grande quantidade
Árvore- da-felicidade – Luz indireta em grande quantidade
Azaléia - Luz direta em grande quantidade
Bromélias - Poucas horas de luz por dia
Caladium - Luz indireta em grande quantidade
Crisântemos – Luz direta em grande quantidade
Flor-de-maio - Poucas horas de luz por dia
Gérbera – Poucas horas de luz por diaHortênsia – Luz direta em grande quantidade
Kalanchoe – Luz direta em grande quantidade
Lírio-da-paz -Luz indireta
Lírios – Luz indireta em grande quantidade
A casa toda floridaEm todo cantinho da casa cabe uma planta. Pode ser uma violeta na janela, um bonsai ou uma árvore-da-felicidade. O importante é estar atento a luminosidade do local e encontrar a que mais se adapta ao cantinho escolhido. Antes de conferir as dicas, vale lembrar que é preciso de alguns cuidados em relação à dengue: nunca acumule água nos pratinhos dos vasos, encha-os de areia para que ela absorva a água que escorrerá do vaso, evitando assim que o mosquito da dengue deposite seus ovos ali.

CozinhaEsta costuma ser uma parte bem iluminada da casa, por isso a dica é escolher plantas que necessitem de bastante luz. Em um vaso, com mais ou menos 40 cm de diâmetro, plante chás como menta, camomila, boldo ou temperos como manjericão e alecrim. Depois de preparar a terra e plantar as mudas, coloque folhas secas ou pedrinhas em volta do vaso para decorar. Não esqueça de regá-las uma vez ao dia.
Se preferir flores, a violeta é uma opção. Atualmente, existem cerca de 6 mil variedades dela. Mas fique atento, porque a violeta, se cultivada em locais com pouca iluminação, produzirá apenas folhas e nenhuma floração. Por outro lado, se receber muita iluminação, suas folhas ficarão amarelas com as bordas queimadas. O melhor a fazer é colocá-la próxima a uma janela que receba a luz do sol pela manhã, e girar sempre o vaso para que ela cresça uniformemente. Na hora de regar, procure jogar água apenas na terra, ou no pratinho da planta, nunca nas folhas, e não a deixe encharcada porque isso contribui para o apodrecimento das raízes e folhas.
BanheiroAté o banheiro pode e deve ter plantas. De acordo com o Feng Shui (técnica que visa harmonizar o espaço com influências naturais), o banheiro suga toda a energia vital que nele entre. Inclusive, acredita-se que, se a porta do banheiro permanecer aberta, a energia vital da casa também é sugada, causando problemas de saúde, no trabalho e estudo.
Portanto, uma maneira de combater tal influência negativa é colocar plantas nesta área, principalmente as que cresçam para cima, para que elas auxiliem no equilíbrio das energias, uma vez que o banheiro tem água, e a água tem polaridade Yin (negativa) e estas plantas tem polaridade yang (positivas).
A avenca se adapta muito bem a locais úmidos. Conhecida por sua fragilidade, é muito procurada por se acreditar que ela espanta mau-olhado e absorve a energia ruim do local. Quando murcham, é sinal de que alguém invejoso estava no ambiente. Mantenha-as longe da luz do sol direta e não as regue em demasia.
QuartoUma boa opção para enfeitar o quarto é ter uma jardineira. A escolha das espécies a serem plantadas depende, principalmente, da intensidade de luz do local. Quando há muita incidência de luz solar, pode-se optar por gerânios, trepadeiras, petúnias. Se há iluminação, mas não incidência direta dos raios de sol, plante um lírio da paz.
Prepare a jardineira depositando algumas pedras ou argila estendida no fundo para ajudar na drenagem. Depois, coloque três partes iguais de areia, húmus e terra vegetal. Coloque as mudas espaçadamente e preencha com o restante da terra. A rega deve acontecer uma vez ao dia.
SalaPor ser um local onde a família se reúne e recebe os amigos, nada melhor que enchê-la de beleza e alegria. As flores são a melhor opção para garantir essas sensações. Se a sua sala for bem iluminada, recebe luz do sol direta pela manhã ou no final da tarde e arejada, fique feliz porque você encontrou um ambiente ideal para muitas flores.  plantasonya.com.br
fonte
Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário,é muito importante pra nós.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.