quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Plantas com aromas diferentes




[Por Marisa Lima] 


Conhecemos várias plantas aromáticas, muito usadas no Paisagismo, uma bem conhecida por todos é o Oncidium Sharry Baby "Sweet Fragance", uma pequena orquídea com aroma de chocolate.

Alguns dizem que seu aroma é de baunilha, mas para mim o cheiro de chocolate é mais evidente, fora perfumes como o dos diferentes jasmins, gardênia, dama da noite, até nossos chás e temperos, diversos deles com aromas bem fortes como o manjericão, arruda, etc. 


Orquídea chocolate

Recentemente conheci duas plantas com perfumes diferentes, cheiros que nunca pensamos ter em plantas. Uma delas é a Senna didymobotrya, um arbusto que chega aproximadamente aos três metros com suas folhas que exalam o cheiro de café pipoca. Claro que bem suave, não tão forte quanto ao cheirinho de pipoca do pipoqueiro. Por isso seu nome popular ficou conhecido como Sena pipoca.

A outra é a Euphorbia characias, que em inglês tem seu nome popular de "spurge", mas por causa do aroma de café fresco que suas folhas exalam quando são banhadas pelo sol, foi apelidada de Eufórbia café.


Euphorbia characias

Ideal para lugares de clima ameno, clima seco e plantadas em sol pleno. O arbusto forma uma moita arredondada naturalmente, sem podas de formação e sua floração acontece no inverno, exibindo pequenas flores de cor amarelo limão em forma de cálice.


Senna didymobotrya

Então que tal um café? Ou uma pipoca?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário,é muito importante pra nós.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.