terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Artigos




Tropical Plantas e Paisagismo





Paisagismo

Com o objetivo de criar projetos diferenciados, com identidade própria, desenvolvemos nossos trabalhos na área da arquitetura paisagística, considerando todos os elementos necessários a implantação de um jardim.
Ao longo do exercício profissional de nosso escritório, executamos projetos nas seguintes áreas:
Segue, um pequeno texto do grande mestre Burle Marx, referência mundial no contexto paisagístico contemporâneo, que continua sendo uma  fonte de inspiração em nosso trabalho, e nos faz admirá-lo cada vez mais.
Roberto Burle Marx nasceu em 1909 e faleceu em 1994.

“Para compreender  a planta ou a forma, seria necessário compreender toda uma série de perfis que definem a planta no espaço/tempo. Analisando-a, encontra-se uma sucessão de estados necessários, dependentes e complementares. A germinação, o crescimento, a floração e frutificação são fenômenos que traduzem uma posição no espaço e uma projeção no tempo.
O espectador deve ser conduzido  através desses elementos diversos, de forma a se sentir dentro de um todo, onde a riqueza de detalhes se apresenta como numa música, em tempo e espaço.
No campo do paisagismo, não é possível falar de estética isoladamente.O jardim está ligado a todas essas funções que existem na natureza e que formam um todo orgânico. Por outro lado, esse todo se prende igualmente à vida do atribulado ser humano em busca de equilíbrio, de felicidade e de identificação com o meio. Essa comunhão se manifesta em todas as pequenas nuances capazes de despertar emoções de ordem poética. As emoções a que me refiro, o sentir prazer, o sentir beleza, e mesmo o sentir calor e sentir frio, descem até os processos físicos e químicos, que se situam na base de todas as manifestações  vitais.
Aspiro a uma criação livre, em sua formulação, porém profundamente comprometida com as raízes de minha compreensão e de minha visão global do mundo e da natureza. E essa visão é marcada por dois sentimentos, de que São Francisco de Assis foi um paradigma – o amor que nos impulsiona e a humildade que nos corrige.”
Trecho do livro Roberto Burle Marx – Arte & Paisagem
José Tabacow – Organização e Comentários
Studio Nobel 2004

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário,é muito importante pra nós.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.