quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Orquídea especial

Encontrada espécie única de orquídea que floresce apenas à noite

ENCONTRADA ESPÉCIE ÚNICA DE ORQUÍDEA QUE FLORESCE APENAS À NOITE

24 de outubro de 2011

Uma orquídea que abre suas pétalas durante a noite e perde as flores de dia foi encontrada em uma ilha de Papua Nova Guiné. A planta é a única entre as 25 mil espécies conhecidas de orquídeas que floresce à noite. Ela foi coletada por botânicos em uma viagem de campo para Nova Bretanha ou Niu Briten, uma ilha do Arquipélago de Bismarck.

As flores da espécie, Bulbophyllum Nocturnum, são polinizadas por moscas e duram apenas uma noite, de acordo com o artigo publicado no Jornal Botânico da Linnean Society.

O especialista em orquídeas Ed de Vogel, da Holanda, descobriu o florescimento noturno após reunir algumas das plantas da ilha e cultivá-las no Horto Botânico de Leiden, na Holanda. Vogel notou que os botões florais da planta apareciam, mas, em vez de se abrirem, eles murchavam e morriam. Contudo, ele logo percebeu quando pegou uma das plantas em casa e viu que suas flores abriam em torno de 22h e se fechavam após o nascer do sol.

André Schuiteman, especialista em orquídeas do Royal Botanic Gardens, na Inglaterra, se mostrou surpreso com a descoberta: "Este é outro lembrete de que descobertas surpreendentes ainda podem ser feitas. Mas é uma corrida contra o tempo para encontrar espécies como esta que só ocorrem em florestas tropicais primitivas. À medida que, como todos sabemos, estas florestas estão desaparecendo rapidamente".

Fonte


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário,é muito importante pra nós.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.