sábado, 31 de março de 2012

Vale do Jequitinhonha

A região do Rio do Jequitinhonha localiza-se a nordeste do Estado de Minas Gerais.
 O Alto Jequitinhonha continha muito ouro e diamantes, que despertaram a atenção dos Bandeirantes paulistas e dos reis de Portugal. Os mineradores vasculharam os leitos dos rios e seus afluentes, obtendo riqueza fácil. Atualmente não existe mais um tapete verde e sim uma colcha de retalhes. É a velhice precoce do solo espezinhado, espoliado, surrado pelo pisar constante dos animais vorazes , pelas queimadas e pelas estiagens causticantes.
 O Vale do Jequitinhonha é considerado uma das  regiões mais pobres do  Estado de Minas Gerais, e, é também considerado pelos parâmetros da  UNESCO uma das mais pobres do mundo.Hoje o Vale do Jequitinhonha é reconhecido mundialmente pelo seu artesanato.


 No Vale do Jequitinhonha  produz-se um excelente e criativo artesanato em  Cerâmica, Tecelagem, Cestaria, Esculturas em Madeira, Trabalhos em Couro, Bordados, Pintura, Desenho, Música.


Inicialmente foram produzidas peças utilitárias como moringas, panelas, potes, entre outros.
Com o passar do tempo passaram a produzir peças decorativas “de enfeite” como dizem. Figuras humanas, animais, cenas do cotidiano, tipos, usos e costumes da região.
No processo usam rudimentares fornos a lenha.Os pigmentos usados na decoração (pintura) são naturais extraídos de barro encontrados nas muitas jazidas de argila da região.
trecosecoisasbyaline.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário,é muito importante pra nós.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.