sexta-feira, 13 de abril de 2012

Casa de garrafas PET na Nigéria e em El Salvador



Nigéria entrou para o grupo de países com construções feitas a partir de garrafas plásticas. Ao lado de Argentina e Rússia, o país africano ganhou a sua primeira casa desse material.
A estrutura utiliza, ao invés de tijolos, garrafas plásticas cheias de areia. Elas são empilhadas e coladas entre si com lama e cimento. Ao todo, foram usadas cerca de 16 mil garrafas plásticas recicladas.
O projeto da casa tem 58 metros quadrados, com dois quartos, duas salas, um banheiro, uma cozinha e um pátio aberto. O bastante para uma família pequena viver.
Localizada na aldeia Sabon Yelwa, a casa de garrafas PET é um trabalho conjunto da Associação de Desenvolvimento de Energias Renováveis (DARE) com a ONG londrina Africa Community Trust.
Uma iniciativa bem legal, de baixo custo e bastante inspiradora.




“casa dos sonhos” toda com garrafas PET recicladas.

Não bastasse a iniciativa ser bacana, por ser sustentável e ecológica, ela impressiona por ter sido executada pelo casal salvadorenho Maria Ponce, 78, e Prudencio Amaya, de 102 anos.
Mas o que motivou a construção foi uma realidade um pouco mais triste. O casal não tinha dinheiro para fazer uma casa tracional. Maria disse que, então, em um sonho em 2005 foi revelado a ela a forma de construir uma casa com as garrafas plásticas.
A obra durou cerca de três meses e agora o sustento do casal vem de uma safra de milho e doações de turistas que vão conhecer “La Casita Encantada”, como a construção ficou conhecida.
Uma história realmente inspiradora.
*
Fotos: Ecofriend e Puravida (arquitetura paralela)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário,é muito importante pra nós.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.