quinta-feira, 12 de abril de 2012

O ANTES e o DEPOIS numa rua em Nova York

Uma estrada de ferro suspensa cruzava a cidade de Nova York. De 1930, quando foi construída, a 1980, quando foi desativada, a High Line funcionou para remover os “perigosos” trens das ruas de Manhattan. Hoje, porém, o local é sinônimo de verde e socialização. No local, foi construído um parque suspenso ao longo dos seus 1,6 quilômetros de comprimento.
Um lugar funcional que estimula as pessoas ficarem por lá.
O projeto é uma intervenção urbana e foi assinado pelos arquitetos James CornerDiller Scofidio e Renfro. A nova High Line começou a ser construída em 2006 e foi totalmente entregue ano passado. Ela fica no West Side da ilha de Manhattan, começando na Gansevoort Street (no Meatpacking District) e vai até a West 34th Street, entre as 10th & 11th Avenues.
O parque é cheio de plantas perenes, gramíneas, arbustos e árvores, que foram escolhidas para dar vida, textura e cor ao local. Muitas das espécies que originalmente crescia nos trilhos da High Line foram incorporadas ao parque.
O bacana também é que algumas tábuas de madeira do piso todo foram suspensas e se adaptaram aos espaços verdes, ganhando ainda uma nova utilidade: foram transformadas em bancos para se sentar. Demais, né?
Mais algumas fotos:
Quem for passar por Nova York, aproveita para conhecer. Vale a visita.
*
Fotos: Iwan Baan (High Line)(arquitetura paralela)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário,é muito importante pra nós.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.