segunda-feira, 9 de julho de 2012

O incrível Jardim das Rochas: exemplo de reciclagem

criatividade humana não tem limites! O Jardim de Pedra, ou Jardim da Rocha de Chandigarh, na Índia, é uma bela prova de que circunstâncias que poderiam ser desanimadoras podem resultar em realizações fantásticas.
Em 1958, Nek Chand era inspetor rodoviário do Departamento de Obras Públicas, e estava fazendo jangadas e barcos a vela para navegação no recém-criado lago Sukhna. Porém, as autoridades logo colocaram barcos disponíveis para aluguel no local, e seu talento foi proibido.

Então, ele resolveu dedicar-se à sua paixão por pedras. Durante quatro décadas e mais anos em segredo, Nek Chand dedicou-se à recolhê-las e armazená-las próximo a colina Shivalik e os rios Cho Sukhna, Rao Patiala e Ghaggar.
Na mesma época, o arquiteto suíço Le Corbusier foi convidado para projetar a cidade de Chandigarh, a primeira cidade planejada da Índia, e as pequenas aldeias em torno da área foram demolidas. Isso proporcionou a Nek Chand uma abundância de material que aumentou sua coleção de rochas.
Encontrando um desfiladeiro isolado, na floresta próxima à cidade, decidiu que ali construiria seu reino mágico, sempre em segredo, pois era uma atividade proibida.

Mais tarde, procurou o arquiteto responsável pela construção da cidade de Chandigarh que, impressionado com a obra de Nek Chand, ajudou-o a convencer as autoridades indianas a legalizarem sua obra. O Jardim ganhou o reconhecimento que merecia. Nek Chand recebeu autorização para ampliar seu projeto em mais 25 hectares, e o parque foi aberto ao público em 1976.

Nek trabalhou sob ameaça de prisão e demolição por 18 anos. A reciclagem era parte importante do projeto, e se tornou ainda mais depois que ele foi finalmente autorizado. Nek recolheu resíduos em hospitais, hotéis, restaurantes e continuou trabalhando no parque até poucos anos atrás.

Hoje, o Jardim da Rocha é o segundo ponto mais visitado da Índia, perdendo apenas para o Taj Mahal. 
É um exemplo de reciclagem e reaproveitamento, em uma época em que estas palavras e atitudes ainda não eram comuns. 

Link

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário,é muito importante pra nós.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.