quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Guia de Plantas Medicinais


B

                                                     Babosa
Sinônimos: Erva-babosa, Aloes perfoliata, Aloes humilis, caraguatá. - As folhas são emolientes e resolutivas, a polpa passa por vulnerária e antioftálmica, o suco é aplicado sobre inflamações, queimaduras, eczemas, queda de cabelo, laxativa; contra prisão de ventre; resolutiva posta sobre tumores; um dos melhores remédios para o estômago e fígado; febres intestinais; depurativo do sangue; lavar e curar feridas; doenças da pele.
Seu cozimento é ótimo remédio contra caspa, crespidão e calvície.
Contra-indicada nos casos de cálculos renais e hemorróidas. - "A babosa é oriunda da África, e há dez séculos é conhecida na Europa, especialmente na Rússia. Era usada como remédio contra distúrbios gastrintestinais, tuberculose, doenças dos olhos, garganta e distúrbios do sistema nervoso. - A grande maioria das senhoras russas cozinham uma geleia de babosa com mel, e usam-na para evitar e curar a tuberculose.. receita de babosa à moda russa. - 4 partes de folhas de babosa picadas finas; - 1 parte de álcool comum; - 6 partes de mel puro. Ponha tudo numa panela grande. Cozinhe em fogo brando até obter um creme tipo geleia. Retire do fogo e bata no liqüidificador. Tomar 1 colher de sopa desta geleia, 40 minutos antes das refeições. Segundo o Dr. Eilatow, da Academia de Ciências da União Soviética, esta geleia de babosa melhora a digestão, cura úlceras gástricas e também pode ser usada externamente como creme de beleza para alisar e rejuvenescer a pele.
========================================================
                                                   Badiana
Sinônimos: Anis-estrelado, Anis-da-sibéria, Funcho-da-china. O caule é alto, medindo de 7 a 13 metros de altura. As folhas são pontiagudas; flores amarelas e compridas e o fruto composto de cápsulas, presas entre si na parte inferior, tem a forma de uma estrela e de aroma muito suave. - É planta de grande valor medicinal, tendo largo emprego no tratamento de gases intestinais, perturbações do estômago, cólicas ventosas, dispepsia flatulenta, eructações, hipocondria. - Usam-se as folhas e os frutos estrelados em infusão. - No Japão e na China usam misturar anis-estrelado em partes iguais com Banchá ou chá-verde de três anos, para facilitar a digestão.
========================================================
                              Bálsamo-do-jardim
Sinônimo: Cotyledon orbiculata L. - Cicatrizante, cortes ferimentos (folhas frescas aplicar o sumo); úlcera no estômago e intestino (folhas frescas, comer salada sem tempero).
========================================================
                                        Bálsamo-do-peru
Sinônimos: Myroxilon peruiferum, bálsao-das-índias, bálsamo-de-são-salvador. - Planta originária do Peru, muito bem aclimatada no Brasil. Escorre das cascas um óleo resinoso, vermelho-vinho, grosso, de aroma muito agradável e gosto amargo, sendo solúvel em álcool. Usar em tintura, excitante e usado em vinhos, tônicos medicinais. Bom para os brônquios.
========================================================
                                                Bambu
Sinônimos: Bambusa guada, Bambusa vulgaris. Contra febres; depurativo; a água e a fuligem branca, nos entrenós, é contra veneno geral; antídoto universal; hemorragias afecções nervosas; hemorróidas; diarréias;
perturbações do estômago. Os rebentos novos são comestíveis e suas sementes rico alimento.
========================================================
                                             Bananeira
A fruta é um ótimo alimento. As folhas se usam em aplicações externas e em banhos contra urticária, inchaços, inflamações dos testículos, febres locais curar feridas. A água do tronco, tomando um litro por dia, cura a icterícia; e ajuda a debelar a maioria das febres. A casca da banana tem serventia contra machucaduras, esfoladuras e a massa interna da casca dá uma ótima pomada para curar feridas e úlceras. Para debelar a azia, come-se um pedaço de banana verde. Assando-se um pé novo com açúcar, obtém-se um xarope para curar a asma e a tosse rebelde. Com a cinza da casca do fruto e mais gordura, fabrica-se um ótimo sabão.
========================================================
                              Bananeira-de-São-Tomé
Sinônimos: Musa paradisíaca, missara, zombi, lombi. - As folhas são usadas em cozimento contra urticária, ingurgitamento dos testículos, inchação crônica das pernas. Uso externo em banhos quentes. O fruto é usado assado e serve como alimento muito nutritivo.
========================================================
                                          Barba de bode
A infusão do pé todo é bom para os rins, catarro de bexiga, blenorragias, e seu xarope é contra bronquites crônicas. Externamente aplica-se em cataplasmas sobre o fígado. O pendão(espiga); com o seu cheiro afugenta a traça.
========================================================
                                          Barba-de-Pau
Sinônimos: Barba-de-Velho, Tillandsia recurvata. Usa-se contra hemorróidas, varizes dores e inflamação do reto; úlceras varicosas. Amassa-se e o suco se mistura com azeite, gordura de coco, obtém-se uma pomada, ou faz-se um supositório contra hemorróides. Usar a planta em cozimento para banhos externos. Para uso interno aconselha-se a usar a tintura homeopática.
========================================================
                                           Barbatimão
Sinônimos: Stryplinodendron barbatimão, Acácia virginalis, Mimosa virginalis, Ubatimó, Paricarana, Pau-de-aperto. Usam-se as cascas em cozimento demorado, contra diarréias, hemorragias uterinas, corrimento vaginal, disenterias, hemoptises. Externamente para conjuntivite; preparar o chá com uma xícara ( cafezinho) de casca para 1/2 litro de água. Lavar os olhos várias vezes ao dia.
========================================================
                                                Bardana
Sinônimos: Lappa oficinales, Lappa major, erva dos tinhosos. - No Japão é muito usada não só como remédio como também agregada à comida, frita em lascas bem finas, como se fosse batata-palha. Seu nome em japonês é "gombô". A raiz cozida ou frita é muito usada pelos macrobióticos. Na Medicina Natural emprega-se a raiz da bardana contra abscessos; afecções da pele, catarro do estômago, cálculos nefríticos, cálculos biliares, cólicas hepáticas, doenças cardíacas, gastrite, gota, hidropisia, herpes, queda de cabelo, reumatismo, tumores, tinha. Tem sido usada no eczema, sobretudo das crianças, e nos deslocamentos uterinos, especialmente da matriz agravada pelo andar ou estar de pé. Dores nas mãos joelhos, dedos, artelhos. Usa-se comer a raiz cozida ou usar a tintura-mãe homeopática chamada Lappa major. É um grande remédio para aplicações externas, em compressas quentes sobre partes doloridas, por contusão, reumatismo, etc. - No eczema, crosta da cabeça e da face das crianças, acne, antraz o Dr. M.E.Douglas aconselha a seguinte pomada: Tintura-mãe homeopática de Lappa major 4cc - glicerina 15cc - Vaselina sólida esterilizada 41g . Misture tudo e aplique uma vez por dia. - folhas untadas com azeite ou só seu suco, aplica-se sobre feridas, reumatismo, inflamações em geral. - A raiz em cozimento com 1/3 de vinagre, ajuda o crescimento e evita a queda dos cabelos.
========================================================
                                                Batata-doce
Suculenta e nutritiva; folhas e batatas são emolientes; a massa crua ou cozida com mel tem aplicação sobre tumores, alivia a gota e o reumatismo; o cozimento das folhas é usado para gargarejos, nas inflamações de dente, da boca e da garganta e tomado faz bem aos rins. Em banhos desincha as pernas, cura frieiras, e lavando feridas recentes, evita o tétano.
========================================================
                                           Batata-inglesa
A infusão das folhas é diuréticas; contra afecções do fígado, rins e tosse comprida. Ralada, sua massa tem aplicação sobre abcessos, picadas de insetos, reumatismo local; com azeite, nas queimaduras; sobre o ventre para promover e restabelecer as regras. Seu suco natural, tomado, ajuda a curar úlceras do estômago e colocado sobre a vista dolorida a alivia. Serve para lavar a cabeça das crianças com cascão. Batatinha verde, pode dar cólicas intestinais, dor de cabeça e mal estar.
========================================================
                                           Batata-de-purga
Sinônimos:  Convolvulos operculatus,Jalapa, flor-de-quatro-horas, ruibarbo-branco. - A raiz é purgativa, usando-se em forma de cozimento. É ainda depurativa do sangue, útil na leucorréia, fraqueza geral, irregularidades mentruais. Usa-se a dose de 5 a 6 gramas da raiz para 1 copo de água fria. Ferver e depois tomar. Como purgativo usam-se 20 a 22 g da raiz para a mesma quantia de água. Pode-se usar também a tintura vegetal. - Esta planta combate a enterite das crianças e, pelos seus princípios ativos, previne a meningite.
========================================================
                                             Baunilha
Serve bem nas afecções uterinas e nervosas; restabelece as regras; esterilidade; impotência; estimulante em geral. Usa-se o pó das sementes que são aromáticas. A planta pertence à família das orquídeas.
========================================================
                                                     Begônia
Elimina o catarro da bexiga; disenterias; escorbuto; é refrigerante; tira manchas de tinta da roupa; desinflama a gengiva.
========================================================
                                         Beijo-de-moça
Sinônimo: beijo-de-frade,balsamina: Flor dos nossos jardins. Suas folhas são estomacais, recomendadas nas fraquezas em geral; restabelece esgotamentos.
Sua infusão ( três pontas de galho floridas por xícara) é recomendada nas cólicas menstruais, difíceis e dolorosas, hemorróidas, icterícia. As sementes (uma colher de sopa por dose) é um dos melhores vermífugos, igual à erva-de-santa-maria.
========================================================
                                                Beladona
Sinônimos:  Solanum maniacum, Atropa belladona, Belle dame,  Saia-branca, Boca-de-sino, Três saias, Estramônia. É planta venenosa; sedativa, analgésica; é usada em pequenas doses na epilepsia, palpitações nervosas do coração, tosses, asma (fuma-se a folha ou a flor) e hidropisia. Útil nas doenças agudas caracterizadas por olhos vermelhos e dilatados, alucinações, cabeça quente e pés frios. Sono agitado das crianças, inflamações, dores que se agravam ao deitar do lado oposto ao doloroso, que vêm e vão subitamente.
Usa-se a maceração das folhas ou a tintura . Na homeopatia usa-se a beladona de 5a , 2 gotas em 1 colher de sopa de água de 3 em 3 horas, informa o grande médico homeopata Dr. Nilo Cairo.
========================================================
                                            Beldroega
Sinônimos: portulaca olerácea, erva-gorda. - Erva que se alastra no solo, que nasce espontaneamente pelos matos e quintais, preferindo os terrenos úmidos. - É um vegetal comestível e muito apreciado por muitas pessoas, sendo aproveitado principalmente como salada ou refogadinhos. - O cozimento desta planta é diurético, bom para os rins, excelente para o fígado, e aumenta a secreção das mães que estão amamentado. Seu suco cura a inflamação dos olhos, as sementes preparadas em vinho, são vermífugas. Bom alimento.
Cataplasmas quentes são ótimos contra as pontadas nos pulmões. Entre os componentes do vegetal, nota-se grande percentagem de ácido salicílico.
========================================================
                                          Bergamota
Sinônimo: mexerica: Extrai-se a essência das flores; estimulante; da casca se faz um tônico contra gases; chá das folhas é digestivo e ajuda para as crianças dormirem; calmante dos nervos. 5 a 6 sementes esmagadas, postas em água e tomar, ajuda a baixar a pressão. Combate reumatismo, arteriosclerose, gota, tumores, ácido-úrico; o óleo da casca da fruta cura psoriase e doenças da pele.
========================================================
                                                    Berinjela
Sinônimos: Solanum melongena, ambergine, brinjela. - Chá das folhas aumenta a secreção urinária, útil contra as areia da bexiga. Comendo seu fruto ou tomando chá das folhas, favorece o sono e reduz o colesterol. O melhor é fazer um cozimento e comer o fruto junto com o caldo. Para amadurecer abscessos faz-se cataplasma com as folhas. É uma planta procedente das Antilhas. Aclimatou-se bem no Brasil.
========================================================
                                                Bertalha
Sinônimos: Basella rubra, bezeltra-rubra: - As folhas cozidas são recomendadas como emolientes, refrigerantes. - Planta trepadeira, é uma verdura comestível, deliciosa, que pode ser preparada de muitas maneiras na culinária.
Indicação: Inflamação, doenças do fígado, hemorragia do pós parto,olhos e visão.
========================================================
                                               Beterraba
Extrai-se açúcar da raiz; folhas refrescam machucaduras e inflamações.
Contra anemia. Neutralizadora dos ácidos e exerce ação laxativa. Benéfica para o baço, fígado, clorose, rins, tosse. As folhas também são ricas em vitaminas.
========================================================
                                               Boldo-do-Chile
Sinônimos: Peumus boldas, Boldo-indígena, Boldo glaucia: - É tônico. Combate afecções e cálculos do fígado, prisão de ventre, gases intestinais, digestão difícil, hepatite, dor de cabeça; ressaca alcoólica; proporciona um sono suave; bom contra febres; três xícaras de chá por dia, ou usar tintura. O boldo do Brasil é de idênticas propriedades, forte calmante.
========================================================
                                       Bolsa de Pastor
Sinônimos: Zeyberia montana, Capsella bursa pastoris: - É uma planta cultivada nos jardins, - O cozimento da casca e da raiz é indicado no combate às doenças da pele, eczemas, dartros, coceira, erupções, feridas, úlceras, tumores, cancro, sífilis; cura supurações do ouvido e corrige menstruações abundantes, valiosa na idade crítica das mulheres. Poderoso adstringente; para qualquer hemorragia e vômito; ajuda a levantar a pressão baixa. Também pode-se usar toda a planta. Usam-se 20 a 30 g de folhas ou raízes para um litro de água em infusão. - O suco fresco da planta, tomado em jejum, 30g em um copo de água, é bom para combater a blenorragia. Na falta da planta fresca pode-se usar a planta seca, na dose de 100g para 1 litro de água. Toma-se em jejum.
========================================================
                                                    Borragem
Laxante; flores são sudoríficas; usadas nos resfriados, hidropisia, tosses; bom na varíola e catapora; afecções do coração e do fígado, elimina toxinas.
========================================================
                                                Bougainvíllea
Sinônimo: Três-marias. - De suas folhas mesmo secas, faz-se um excelente xarope ou chá contra tosse. Sua raiz é diurética, laxativa e seu cozimento é útil na icterícia, lavagem vaginal e leucorréia.
========================================================
                                       Brinco-de-princesa
O cozimento das flores dá um refrigerante; folhas e cascas são diuréticas.
========================================================
                                              Briônia-branca
Sinônimos: Bryonia alba, fogo-ardente, vinha-do-diabo, nabo-do-diabo. - Foi aproveitado outrora, e ainda o é na atualidade, como alimento, em forma de salada. Na homeopatia esta planta goza de grande apreço, sendo indicada contra muitas enfermidades. - na medicina homeopática é empregada contra, entre outros, os seguintes males: tosses, resfriados, gripes pneumonia complicada com bronquite, broncopneumonia, dispepsia com acidez, dores do estômago, congestão hepática, diabetes, pericardite, peritonite, meningite, dores lombares, glaucoma, sarampo, inflamação do seio, febre puerperal, diarréias, hemoptise, crupe, dores de cabeça e apendicite.
========================================================
                                Bucha-dos-Paulistas
Chamado também de esfregão; o caule e as folhas servem para perturbações do fígado; prisão de ventre; suspenção das regras; clorose e anemia; o fruto novo é comestível, quando cozido. As sementes são vermífugas. Tomar o chá ou fazer um clister combate as amebas.
========================================================
                                              Buchinha
Sinônimos: Momórdica operculata, Purga-de-São-João, Buchinha-do-norte: - Planta purgativa usada na prisão de ventre; expectorante; nas afecções urinárias. Contra sinusite, fazendo inalações ao deitar.
========================================================
                                                   Buriti
A madeira do caule dá uma fécula nutritiva; a polpa da fruta dá o doce de buriti e com a qual se fabrica o vinho de buriti. Das amêndoas dos caroços extrai-se um óleo, rico em vitamina A e contra os vermes intestinais.
========================================================
                                                   Butiá
O fruto aumenta o leite das vacas; o óleo usa-se contra os vermes. Riquíssimo em vitamina C. Das folhas se fazem colchões que são mais saudáveis que os de espuma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário,é muito importante pra nós.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.