terça-feira, 4 de setembro de 2012

Árvores dentro de casa

contemporânea por Mary Prince

contemporânea por Ted Montgomery






  

por Bruna Souza 

Quantas vezes você não desejou ter um pomar, repleto de árvores, para tirar a fruta direto do pé? O sonho, no entanto, acabava quando você se deparava com a falta de espaço na sua casa. Hoje em dia, as moradias na cidade grande estão cada vez menores, mas isso não quer dizer que você não possa ter uma árvore em casa.

A solução pode ser plantar as mudas em vasos e colocá-las em um lugar arejado, como por exemplo a varanda do apartamento. Mesmo em espaços reduzidos, as sementes podem se desenvolver muito bem.

Mas, para que isso aconteça é preciso escolher bem qual tipo de árvore plantar. Embora, a princípio, todas elas possam ser cultivadas desse modo, o recomendável é que a espécie seja de pequeno porte e fácil de manusear, sem a necessidade de tantos cuidados.

Pés de Romã, Limão, Pitanga, Jabuticaba Acerola, Goiaba da serra, Araçá, Guabiroba rasteira, Cabeludinha e Goiaba são ótimos exemplos de árvores frutíferas que se adaptam bem a esse tipo de espaço.

“O cultivo das mudas frutíferas em vasos é muito interessante, porque permite que mesmo pessoas que não tenham um espaço muito grande em casa possam ter uma árvore em sua casa ou apartamentos. E além das frutas, a planta também serve para refrescar o ambiente, melhorar a qualidade do ar e a aparência do lugar” afirma Solano Aquino, Diretor-Presidente do Instituto Brasileiro de Florestas.

Para que a sua árvore cresça e dê frutos, o vaso no qual a muda será cultivada precisa ser adequado. É necessário que ele possua um dreno para escoamento da água e que tenha, pelo menos, 10 cm de diâmetro a mais que o torrão da muda.

É preciso também bastante cuidado e atenção com a poda, o que controla a altura e o crescimento das folhas e do caule da árvore. “Recomenda-se que a poda seja feita após a época de frutificação e que os galhos sejam cortados rente ao caule, com tesouras apropriadas” afirma Fábio Guimarães, Diretor Comercial do Instituto Brasileiro de Florestas.

Na hora de regar a sua muda frutífera, é importante lembrar que, apesar dessas espécies demandarem água em abundância, a terra não pode fica encharcada. A dica é regar de três a quatro vezes por semana no verão e, no inverno, duas vezes. Ou sempre que a superfície da terra estiver ligeiramente seca, deixando o excesso de água escoar pelo dreno do vaso.

Não se deve esquecer, ainda, que o ambiente no qual a árvore vai ficar precisa ser bastante arejado e receber a luminosidade adequada, de acordo com as exigências de cada espécie.

Tomados todos esses cuidados, a sua árvore pode crescer cheia de saúde, mesmo que dentro de casa.

Todos os materiais necessários para o início do plantio, você encontra em lojas de jardinagem e até em sites especializados.

O Click Mudas (www.clickmudas.com.br), do Instituto Brasileiro de Florestas, por exemplo, oferece desde o vaso até a muda que dá a sua fruta predileta. Os produtos são enviados para qualquer estado do Brasil. Lá você também encontra as dicas de como plantar a muda que você escolheu. Link




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário,é muito importante pra nós.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.