segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Flor na mesa !


Esta flor é uma mão na roda para quem passa maus bocados com o estomago, isso porque possui substâncias que ajudam na digestão, ela também é uma arma contra os altos níveis de colesterol, existem até extratos de alcachofra com esse fim.
Cinarina atende por esse nome estranho a substância amarga presente na alcachofra, que estimula a produção dos sucos digestivos, incluindo a bile. Aliás, por causa da bile, cujo principal ingrediente é o colesterol, há quem aposte que a alcachofra ajuda a controlar os níveis da substância. E mais: ela é rica em inulina, fibra que derruba as taxas de gordura no sangue e é fonte de antioxidantes, além disso, a alcachofra é diurética, o que ajuda a desintoxicar o organismo e rica em sais minerais como o potássio.
Como consumir:
As flores muito pequenas podem ser servidas inteiras, cozidas e fatiadas bem fino, com molho a base de azeite. Já as grandes devem ser fervidas em água e sal por cerca de 35 minutos ou até que as folhas se soltem com facilidade. O melhor para a saúde é comer a parte carnuda da folha, o famoso coração de alcachofra pode ser consumido com molhos ou servir de ingredientes de outros pratos, ele é a base da flor e fica abaixo dos pistilos, uma penugem que não é comestível.
Quanto tem?!
100g de alcachofra cozida = 50 calorias
Fibras= 5,40g

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário,é muito importante pra nós.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.