segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Horta no jardim

Ao mesmo tempo em que agrega charme à área verde, a horta garante verduras, legumes e temperos fresquinhos

1 / 4
Foto: Evelyn Müller | 

Mostrando imagem 1 de 4

Jornalista(s):

Vanessa Sarzedas
Nada como comer hortaliças fresquinhas todos os dias. Essa é a ideia de quem tem uma horta em casa. E para isso, ao contrário do que se imagina, não é necessária uma grande área. Além disso, é fácil implantá-la!




"Espaço não é pré-requisito. Existem opções de tamanhos diferenciados, podendo ser criada em residências de maior área externa, sítios, fazendas e até espaços reduzidos, como pequenos quintais, coberturas ou varandas de apartamentos. E também em paredes, onde é possível ter uma horta suspensa", explica a paisagista Ivani Kubo, da capital paulista.

De acordo com ela, o importante é ser criativo e, sobretudo, oferecer as condições adequadas para o bom desenvolvimento das espécies na hora. "É preciso luz solar direta, boa drenagem e terra adubada e fofa, além de irrigação apropriada". Alexandre Galhego, engenheiro agrônomo e paisagista, de Campinas, SP, ainda cita como outro aspecto fundamental a dedicação. Ele diz que se não houver o mínimo de cuidado ou uma pessoa responsável por essa manutenção, é melhor não implantá-la.

Caso todos esses requisitos sejam atendidos, é totalmente aconselhado ter uma horta em casa. "Ela agrega tanto em estética quanto em funcionalidade. Pode ser feita de maneira charmosa, apostando em diversas formas, que dependerão apenas de onde será instalada. Além disso, permite a obtenção de verduras, legumes, ervas e condimentos frescos, o que é muito estimulante", enfatiza Galhego.


VARIEDADE 

Versátil, a horta pode ser implantada diretamente no solo, sendo composta por canteiros, em jardineiras, vasos e até mesmo paredes. 

"No caso de canteiros, pode-se trabalhar com inúmeros tamanhos e formatos, bastando avaliar o quanto quer produzir e o espaço disponível", afirma o profissional. Para delimitá-los, diversos materiais são empregados, por exemplo, alvenaria, dormentes ou pedras, desde que a largura não exceda 1,5 m, evitando, assim, dificuldades na colheita.
 
Para quem tem espaço reduzido, uma horta suspensa ou em vasos distribuídos em um pequeno trecho da varanda são ideais. "Em um corredor estreito que receba bastante luminosidade, pode-se criar uma horta muito bonita usando apenas a parede do local", exemplifica Ivani.

As espécies escolhidas também são de grande importância tanto para sua beleza quanto para seu aproveitamento. Por exigirem pouco espaço, as mais utilizadas são as ervas e os temperos, caso de hortelã (Mentha sp), manjer­icão (Ocimum basilicum), orégano (Origanum vulgare), salsinha (Petroselinum crispum) etc.

"Já as verduras dependem de cuidados extras, pedem mais habilidade e exigem mais tempo do cultivador. Se houver espaço, agregar um pequeno pomar, seja em vasos ou diretamente no solo, também é muito interessante e aumenta sua funcionalidade", completa Galhego.

Em ambientes um pouco maiores, a paisagista sugere o cultivo de hortaliças como alface (Lactuca sativa), almeirão (Cichorium intybus), beterraba (Beta vulgaris esculenta), cenoura (Daucus carota), rúcula (Eruca sativa), entre outras. "O louro (Laurus nobilis) também é muito bonito e, se houver bastante espaço, procuro plantar um exemplar de canela (Cinnamomum zeylanicum) perto da horta."

No caso de canteiros, o engenheiro agrônomo e paisagista diz ser possível misturar as culturas, mas destaca ser fundamental respeitar o volume ocupado por cada espécie, além do entorno, que deve garantir que o sol chegue em todas elas. 

Há profissionais que também fazem esse mix em vasos e jardineiras, desde que as peças sejam grandes e as plantas tenham características e necessidades similares. Neste caso, vale destacar a importância da disposição de um material drenante no fundo das peças, como pedras e cacos de telha.Link

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário,é muito importante pra nós.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.