domingo, 30 de dezembro de 2012

VERDE dá SORTE


Já que o ano está no final, e é nessa época que costumamos recorrer ainda mais aos poderes de amuletos ou qualquer outra coisa que esteja relacionada à boa sorte, saúde, prosperidade, etc., então vamos falar aqui de algumas plantas que, segundo a sabedoria popular, têm o poder de atrair energias positivas, espantar o mau-olhado e/ou harmonizar ambientes.
Superstição, crendice, mito, verdade. Independente da palavra que você atribui a isso e independente do poder que está atribuído à determinada planta, todo mundo sabe que cultivar um cantinho verde – mesmo que seja um único vaso com uma única flor – faz um bem danado a nós mesmos e ao meio ambiente. Portanto, veja a lista de ‘plantas-amuletos’ abaixo e escolha a sua. (Vai que elas são poderosas mesmo!)

verde-da-sorte1
Vaso de sete ervas
O combinado poderoso espanta qualquer energia ruim. Arruda, comigo-ninguém-pode, pimenta, alecrim, manjericão, espada-de-são-jorge, abre-caminho e guiné são as plantas que compõem o vaso.
Espada-de–São-Jorge (Sansevieria trifasciata)A planta é famosa por espantar mau-olhado e pode ser usada em áreas internas e externas. Sua versão em miniatura, a espadinha-de-são-jorge, é ideal para espaços menores.
Romã (Punica granatum)
A tradição diz que a árvore é responsável por atrair dinheiro. Não é à toa que uma das simpatias mais comuns na virada do ano é comer a fruta e guardar três caroços dela dentro da carteira.
Árvore da felicidade (Polyscias fruticosa e Polyscias guilfoylei)Catalisadora de energias positivas, a planta é mais indicada para ambientes externos, pois pode atingir até 3m de altura. Diz a tradição que ela deve ser recebida de presente.
Lança-de-ogum (Sansevieria cylindrica)
É da mesma espécie da espada-de-são-jorge e tem o mesmo poder de espantar mau olhado. Decora o ambiente com classe, por isso é mais usada em áreas internas.
Bandeira branca (Spathiphyllum wallisi)É responsável por trazer harmonia ao ambiente. Pode ficar em ambientes externos ou acomodada em vasos, mas sempre na sombra. Quando expostas ao sol, as folhas ficam muito queimadas.
Bambu da sorte (Dracena sanderiana)Conhecida popularmente como bambu da sorte ou lucky bamboo, a dracena sanderiana, ao contrário do que o nome sugere, não é um bambu e sim um membro da família das Liliáceas, originária das florestas tropicais da África e sudeste da Ásia.
Esta planta tem sido usada com freqüência nas práticas do Feng Shui. Segundo a tradição, é muito bom manter três hastes de bambu da sorte em casa, para atrair paz, saúde e prosperidade.
Pimenteira (Capsicum sp.)
O seu poder é repelir os maus fluidos. Conta-se que quando a energia do ambiente está ruim, a pimenteira fica completamente seca. Além de servir de amuleto, os tons amarelos e vermelhos da planta dão um colorido à decoração.
Trevo de quatro folhas (símbolo de sorte e prosperidade)Diz a lenda, que a raridade de um trevo de quatro folhas o transformou em um poderoso amuleto. Mas para que se tenha sorte, é preciso ganhá-lo de presente. Quando se ganha um trevo desse tipo, segundo a tradição, a pessoa recebe votos de prosperidade, saúde e fortuna. Existem muitas curiosidades a respeito desta planta e uma delas descreve que cada folha tem um significado: ESPERANÇA – FÉ – AMOR – SORTE.
Arruda (Ruta graveolens)Apesar de ter aplicação na medicina natural e até na preparação de bebidas, a arruda ficou famosa mesmo pelos seus “poderes” contra o mau-olhado e outras vibrações negativas. Não é fácil determinar quando surgiu a fama da arruda como erva protetora. O que se sabe é que em culturas muito antigas já são encontradas referências sobre seus poderes contra as “más vibrações” e seu uso na magia e religião.Link

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário,é muito importante pra nós.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.