quarta-feira, 20 de março de 2013

Estação... OUTONO !


Plantas Que Florescem No Outono


Por Heloiza Rodrigues


No outono, temos um verdadeiro espetáculo da natureza, quando algumas espécies de árvores, antes de perderem suas folhas preparando-se para o inverno, apresentam uma coloração característica das folhas, ao que chamamos de “Efeito Outonal”. É o caso dos plátanos, dos liquidambar, acer e álamos, entre outras.  Além destas espécies temos lindas floradas tanto em árvores, como em arbustos e também em algumas plantas anuais.
Camélia Sasanqua

É uma época de muita flor nas camélias, em tons de vermelho, rosa, branca e mesclada. Há duas espécies de camélias, a “japônica” que é a mais conhecida, com flores dobradas e a “sasanka”, que possui as flores simples, mas, igualmente bonita.

As strelitizias também florescem no outono e além de embelezarem o jardim, são ótimas como flores de corte, pois duram muito quando colocadas em água e duas ou três em um vaso já fazem um belo efeito.

Strelitzia

As flores das abélias, com suas pétalas brancas e sépatas (parte de trás das pétalas) na cor vinho continuam a florescer no outono, assim como as caliandras com suas “esponjinhas” brancas vermelhas e rosas e a arundinas, uma espécie de orquídea de chão, muito utilizada nos jardins.

Koelreuteria Paniculata
O manacá da serra anão também começa a floração no outono, se estendendo até o inverno, e como a forma arbórea, que floresce no verão, a variedade anã apresenta flores brancas que com o passar dos dias vão se tornando rosa claro e finalmente rosa escuro.

Entre as árvores podemos citar a árvore da china (Koelreuteria paniculata), que floresce no outono com flores amarelas e que depois de polinizadas (quando o pólen maduro cai sobre o ovário da flor, o que dará origem ao fruto) tornam-se salmão quando então seu efeito ornamental é muito mais interessante.

Também no outono, se pode começar a ver nos jardins as plantas anuais típicas das estações frias, como o amor perfeito e a boca de leão.



Os dias curtos também induzem ao florescimento as plantas do gênero Chrysantemumonde encontramos todos os tipos de margaridas para o jardim como também as produzidas para flores de corte

Em cada estação do ano se vê que a natureza nos presenteia com floradas e efeitos característicos e prestando atenção ao redor, se nota que não é preciso esperar a primavera para se ver as flores e sentir seus perfumes. 
Flor da Caliandra Rosa
Arundina
Camélia Vermelha
Caliandra Vermelha
Abélia
Camélia Branca
Add caption
Link

Um comentário:

  1. Quantas flores lindas você mostra aqui, a Callandra vermelha é minha paixão.
    Sábado fomos à Curitiba, a serra está maravilhosa, com árvores floridas, realmente de tirar o fólego.
    Abraços
    Tereza

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário,é muito importante pra nós.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.