domingo, 14 de abril de 2013

A mais famosa das orquídeas


Autor: Clara Vieira – Fotos: Valerio Romahn e James Gaither –

Novas falaenópsis que vão garantir a alegria dos apaixonados pela espécie

O formato marcante da flor da falaenópsis (Phalaenopsis hybrid) rendeu a ela o nome popular de orquídea-borboleta. E parece mesmo! Grandes e arredondadas, suas pétalas lembram as asas do inseto e alegram o jardim por bastante tempo – as flores da espécie duram até três meses.
Por ser facilmente encontrada em garden centers e até em supermercados, a falaenópsis é a orquídea mais comercializada em todo o mundo. Ela foi desenvolvida a partir de muitos cruzamentos e, todos os anos, os holandeses desenvolvem novos híbridos da planta com flores em tons diferentes.
Com uma combinação de laranja, amarelo e rosa, estas flores são de encher os olhos.
O mais recente lançamento é a Coleção Joias da Natureza, composta por novas variedades As orquídeas apresentam flores com texturas delicadas e parecem pintadas à mão, com tons vibrantes e suaves. “São falaenópsis com combinações únicas de nuances”, explica Carlos André Gouveia, gerente de marketing da Terra Viva, a empresa que está produzindo as novas plantas no Brasil.
“Para criar esta coleção, trouxemos para o País falaenópsis de diversas cores e fizemos uma pesquisa para testar a receptividade. No final, selecionamos as cores preferidas do público”, complementa.

  • Como cultivar
Nesta falaenópsis, as manchas são mais espaçadas e adornam até os pequenos botões.
A falaenópsis aprecia temperaturas entre 18° C e 28° C e não suporta o frio. Por ser uma planta epífita, deve ser cultivada presa aos troncos de árvores ou em vasos com casca de pínus. Porém, ela não suporta receber sol direto, devendo ser mantida em local sombreado e bem ventilado.
A espécie deve ser regada diariamente ou a cada dois dias e adubada semanalmente, de forma alternada, com NPK 20-20-20 e NPK 4-14-8. Outra dica importante é, após a queda das flores, cortar as hastes a 5 cm da base, pois isso ajuda a orquídea-borboleta a reunir forças para a florada seguinte.


Projeto: Carlos André Gouveia (gerente de marketing da Terra Viva), tel.: (19) 3802-9000; Erwin Bohnke (orquidófilo), tel.: (11) 99938-0133

Esse trecho foi retirado da Revista Natureza, seção Conheça Melhor, edição 300.Link

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário,é muito importante pra nós.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.