terça-feira, 2 de abril de 2013

Os recursos naturais no Brasil

Direto do AURORA BOREAL
Conheça os principais recursos naturais brasileiros e ONGs que atuam na preservação ambiental no país.

O Brasil possui nove ecossistemas, compostos por uma fauna e flora diversificadas, presentes em seu território. A Mata Atlântica já ocupou cerca de 50% de todo território brasileiro antes de ser devastada. Hoje somente 10% desse ecossistema que um dia predominou o país ainda sobrevive.
A exploração desenfreada de recursos naturais em todo mundo é motivo de preocupação para ONGs (Organizações Não Governamentais) e estudiosos. Muitos dos recursos explorados não são renováveis ou carecem de um tempo maior para se recuperarem do que permite a exploração descontrolada. Inúmeras espécies já foram extintas e muitas ainda correm o risco de desaparecer.
A água
Outra preocupação alarmante é a escassez de água em todo o mundo. Atualmente, estima-se que um bilhão de pessoas não tenham acesso a água potável. Em 2025, dois terços da população mundial não deverão ter acesso a água adequada para consumo se nenhuma medida de preservação e manutenção das nascentes e rios não forem tomadas.
22 de março de 2013
Atualmente o dia mundial da água é celebrado por diversos países. A medida busca atingir toda população mundial, visando práticas de consumo consciente. O Brasil possui a maior reserva de água doce no mundo, e mesmo assim milhares de brasileiros não têm acesso a água potável. A produção agrícola crescente e o aumento populacional são os principais fatores que levarão à escassez da água em todo o mundo.
Atuação de ONGs no Brasil
Iniciativas de ONGs tentam frear a exploração indevida e destruidora de recursos naturais. O papel principal dessas organizações é a responsabilidade social, a prática do consumo consciente e proteção à natureza. Conheça algumas das principais entidades que trabalham no país.
WWF
A ONG mundial também atua no Brasil através de ações socio-educativas voltadas à conservação do meio ambiente. O WWF- Brasil "é comprometido com o fortalecimento do movimento ambientalista brasileiro e com o engajamento da sociedade na conservação da natureza", segundo o site da organização. Para se associar a ONG basta entrar no site e realizar um cadastro.
Greenpeace
O Greenpeace é a ONG mais conhecida mundialmente. Possui diversas iniciativas espalhadas pelo mundo todo. No Brasil, ela mantém, entre outros, o projeto Meia Amazônia Não. No Senado, circula um projeto de lei (PL) que os ambientalistas chamam de "Floresta Zero" que prevê o aumento da porcentagem de desmatamento na Amazônia de 20% para 50%. Caso seja aprovado, em algumas décadas metade da floresta amazônica poderá desaparecer e dar lugar a pastos e plantações. O projeto Meia Amazônia Não luta diretamente contra esse projeto de lei. Através dessa petição, o Greenpeace vai lutar contra desmatamento da Amazônia. Para assinar, acesse o link .
Tamar
O projeto vinculado ao IBAMA atua na área de preservação de espécies de tartarugas que desovam na costa brasileira. A cada cem tartarugas que nascem, somente uma chega à fase adulta. O projetoTamar acompanha as tartarugas desde o seu processo de desova ao nascimento dos filhotes, garantindo um aumento significativo de tartarugas que sobrevivem a ações naturais e má conservação das praias que são área de desova.
SOS Mata Atlântica
A ONG brasileira atua desde 1986 no combate ao desmatamento da mata Atlântica. Através de iniciativas de conscientização ambiental a ONG busca alertar toda a população para a exploração indevida dos recursos naturais da mata Atlântica e seu extermínio gradativo e crescente. Para ser um defensor da mata atlântica, basta acessar o link.
Consciência Verde
O conceito de sustentabilidade pode ser empregado por todos os cidadãos. Conscientizar-se diante do uso indevido de recursos naturais, principalmente os não renováveis, garantirá uma vida útil ao nosso planeta. Evite o desperdício de água e assegure um planeta mais verde para as próximas gerações.
Seja consciente e respeite a natureza. Ajude as ONGs no trabalho diário contra o desmatamento e seja um defensor de causas ambientais. O Brasil que foi sede do Rio + 20 em 2012 tem potencial para ser percussor em projetos de preservação ambiental graças a sua diversidade de espécies e ecossistemas. Preservar é garantir continuidade a vida, é garantir um Brasil verde e amarelo, multicolorido. Preservar é a cara do Brasil. Link

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário,é muito importante pra nós.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.