sábado, 20 de julho de 2013

Que tal um passeio pelos jardins botânicos brasileiros?

Redação Bonde com MTur
Já pensou que mesmo durante visitas a grandes cidades é possível conhecer lugares cercados de muita natureza? É o caso dos jardins botânicos, que têm como principal objetivo a conservação e exposição de diferentes espécies de fauna e flora, além de exercer papel de pontos turísticos em muitas capitais brasileiras. 

Reprodução


O Jardim Botânico do Rio de Janeiro é o mais antigo do país, foi criado em 1808, por D. João VI, para receber as mudas de espécies que vinham da Europa. No local é possível encontrar mais de 8000 tipos de plantas e flores do Brasil e de outras partes do mundo. O parque promove estudos de vegetais das diversas regiões do país, numa área total de 137 alqueires.

Reprodução


Com 360 mil metros quadrados de áreas verdes, o Jardim Botânico de São Paulo é um dos pontos turísticos da capital paulista. O local serve como abrigo para animais selvagens como macacos, bichos-preguiça, que vivem soltos na área, além de possuir coleções de plantas exóticas e nativas dentro da reserva de Mata Atlântica.

Reprodução


Inaugurado em 1991, o Jardim Botânico de Curitiba possui uma estufa de vidro com 450 metros quadrados, inspirada no Palácio de Cristal de Londres que abriga uma enorme variedade de plantas e flores. Seu nome oficial homenageia a urbanista Francisca Maria Garfunkel Rischbieter. Com uma área de 178 mil metros quadrados, dos quais 40% são ocupados por florestas remanescentes de vegetação regional, o local possui ainda lagos, trilhas e um grande jardim.

Reprodução


Fundado em 1985, o Jardim Botânico de Brasília Tem como objetivo conservar a flora do cerrado e conscientizar a população sobre a importância da flora e da fauna. Composto por trilhas, laboratório, herbário, um jardim de cheiros e um mirante, além de também uma escola de educação ambiental e viveiros de orquídeas.

Reprodução


Um dos mais belos pontos turísticos de Belém, o Jardim Botânico da Amazônia Bosque Rodrigues Alves foi fundado pelo Barão de Marajó e possui um pedaço da Floresta Amazônica no centro urbano da capital paraense. Com uma extensão de 150 mil metros quadrados, possui um viveiro de pássaros e abriga diversos animais em extinção, além de um orquidário, aquário e um lago que proporciona passeios em canoas.

Serviços:

Jardim Botânico do Rio de Janeiro
Endereço: Rua Jardim Botânico, 1008
Horário de Funcionamento: diariamente, 8h às 17h

Jardim Botânico de São Paulo
Endereço: Avenida Miguel Stéfano, 3031 - Água Funda
Horário de Funcionamento: quarta a domingo, 9h às 17h

Jardim Botânico de Curitiba
Endereço: Rua Engenheiro Ostoja Roguski, s/n
Horário de Funcionamento: diariamente, 6h às 20h

Jardim Botânico de Brasília
Endereço: Setor de mansões Dom Bosco Conjunto 12
Horário de Funcionamento: terça a domingo, 9h às 17h

Jardim Botânico de Belém
Endereço: Avenida Almirante Barroso, 2453 - Marco
Horário de Funcionamento: terça a domingo, 8h às 17h

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário,é muito importante pra nós.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.