domingo, 15 de setembro de 2013

MINHA HORTA DE TEMPEROS


A hortelã é uma das ervas mais conhecidas do mundo – até na Bíblia há menções sobre essa planta de folhas recortadas e aromáticas. Conta a mitologia grega que Zeus andava pela terra disfarçado de mortal, buscando pão e água. Depois de ser ignorado por várias pessoas, encontrou um casal de camponeses idosos que o acolheu: eles lhe deram de comer sobre uma mesa enfeitada com hortelã. Em agradecimento à comida, o deus transformou o casebre dos camponeses em um belo palácio. Essa lenda transformou a hortelã em símbolo de hospitalidade e até hoje um canteiro dessa erva nos transmite uma sensação de bem-estar.Nome popular




O escritor inglês William Shakespeare dizia que a rainha das fadas morava em um pé de tomilho. Se a criatura mágica em questão for a Fada do Dente, faz todo o sentido: do tomilho é extraído o timol, substância usada tanto na fabricação de pasta de dente quanto em anticépticos bucais. Mas os poderes mágicos do tomilho não param por aí. Por seu sabor picante, mentolado e ligeiramente amargo, essa erva tem largo uso na cozinha, emprestando sabor a peixes, carnes, molhos e licores.





Da próxima vez que comer um pesto de manjericão ou se deleitar com uma pizza marguerita, agradeça duplamente aos italianos — foram eles que trouxeram para o Brasil as primeiras sementes de manjericão (e também as receitas de pizza, como se sabe). Usada na culinária asiática há séculos, essa folha perfumada ganhou o mundo por seu sabor inconfundível e sua facilidade de cultivo.






Em termos botânicos, é um quase nada o que difere um pimentão de uma pimenta, sabia? Da pimenta-malagueta ao exótico pimentão-amarelo, passando por variedades com maior ou menor picância, todas fazem parte do grupo Capiscum. Como as folhas e flores são muito semelhantes, a maior diferença desses condimentos entre si é mesmo a cor e o formato do fruto.






O tomate coleciona recordes. Possui dezenas de variedades, está presente em todo o mundo, é consumido de todas as formas, de sucos e saladas a sopas e molhos. Pode ser preparado de qualquer maneira: frito, assado, cozido, refogado. Junto com o morango, lidera a lista de alimentos naturais mais carregados de agrotóxicos.





A salsinha é o tempero mais comum do mundo, presente em praticamente um prato típico de cada país. Originária do Mediterrâneo, ela pode ser vista em qualquer vaso, canteiro, quintal ou terreno minimamente fértil. Há pelo menos dez variedades desse tempero, que diferem no formato das folhas, mais crespas na salsinha-francesa, por exemplo, e menores na salsa brasileira, mas igualmente saborosas.Link Fotos Carol Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário,é muito importante pra nós.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.