sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Oscilações de temperatura podem ser ameaça maior que aquecimento

oscilacoes-temperatura-podem-ameaca-aquecimento
Cientistas testaram o impacto sobre 38 espécies de insetos
Os insetos podem se dar bem com temperaturas médias mais quentes previstas por modelos do clima, mas são ameaçados por maiores variações delas também antecipadas em muitas áreas do planeta, diz um estudo liderado pela Universidade Yale e publicado hoje no Proceedings of the Royal Society B.
“Acredita-se que muitas espécies irão se sair melhor com o aumento de temperaturas médias”, disse David Vasseur, professor de ecologia e biologia evolucionária da universidade, e chefe do estudo. “Mas a história muda quando elas são combinadas a variações maiores”.
Cientistas testaram o impacto da temperatura em 38 espécies de insetos. Vasseur e pesquisadores de oito instituições combinaram os resultados com dados históricos do clima e projeções do período de 2050 a 2059 para analisar os efeitos da variabilidade.
Quando se levou em conta apenas o aquecimento, os insetos se deram bem, mas “a variação maior teve impacto negativo”, disse o cientista.
“Este estudo muda o que pensávamos sobre a vulnerabilidade trazida pela mudança do clima a plantas e animais”, afirmou a co-autora do estudo, Mary O’Connor, professora do departamento de zoologia da Universidade da Colúmbia Britânica.Link

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário,é muito importante pra nós.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.